sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

RAP




O RAP origina das iniciais de Rhythm And Poetry - Ritmo e Poesia. Rap é o discurso rítmico com rimas .Rap é um dos elementos da música e cultura do hip hop.


O rap, comercializado nos EUA, desenvolveu-se tanto por dentro como por fora da cultura do hip hop, e começou com as festas nas ruas, nos anos 70 por jamaicanos e outros. Eles introduziam nas grandes festas populares em armazéns, com a prática de ter um MC, que subia no palco junto ao DJ e animava a multidão, gritando e encorajando com as palavras de rimas, até que se foi formando o rap.



A origem do Rap veio da Jamaica, mais ou menos na década de 60 quando surgiram os sistemas de som, que eram colocados nas ruas dos guetos jamaicanos para animar bailes. Esses bailes serviam de fundo para o discurso dos "toasters"(autênticos mestres de cerimónia) que comentavam as suas intervenções, assuntos como a violência das favelas de Kingston e a situação política da Ilha, sem deixar de falar, é claro, de temas mais polémicos, como sexo e drogas. .
Rap, na música, é extremamente verdadeiro à improvisação poética sobre uma batida no tempo rápido e frequentemente só é acompanhada pelo som do baixo, ou sem acompanhamento. Rap é um estilo musical raro em que o texto é mais importante que a linha melódica ou a parte harmónica; sendo um dos dois únicos estilos musicais da história da música ocidental. O rap não usa melodias e motivos decorativos e harmónicos com arranjos elaborados dos instrumentos, mas vale somente no quão rápido o cantor narra a sua "fala" com muito pouca musicalidade adicionada a sua poesia.

Alguns rappers portugueses:

Boss AC (Pop rap)
Da Weasel (pop rap)
Dealema (Underground)
Mind da Gap (Underground)
Mundo Secreto (Pop rap)
Sam The Kid (Underground)
Tekilla (Underground)
Valete (Underground)

Sem comentários: